O bom humor no trabalho


Há vários estudos realizados sobre a importância do bom humor no ambiente de trabalho. O psicólogo norte-americano James Lin afirma que “quem ri junto, trabalha melhor”.

É certo que as pessoas bem humoradas desencadeiam um clima mais amigável e participativo dentro do ambiente de trabalho, até pelo fato de que todos se sentem com vontade de se aproximarem, dialogarem e trocarem informações.

Um ambiente bem humorado torna-se mais criativo e produtivo, enquanto um meio mal humorado é pessimista, menos flexível e pouco criativo, apresentando ainda grandes resistências a mudanças.

Apesar de ser importante o bom humor no espaço de trabalho, é necessário que esteja presente também os níveis hierárquicos mais elevados, pois são as referências para toda a equipe de colaboradores.


Algumas condições que podem gerar a satisfação profissional e o bom humor no ambiente de trabalho:

- Busque uma profissão em que possa desenvolver diariamente o que você sabe fazer, e com a qual mais se identifica;

- Busque sua felicidade, não esconda seus sentimentos. Lute pelo que realmente acredita;

- Se há alguma situação em que se sinta desconfortável, resolva-a o quanto antes, assim evitará maiores desgastes;

- Aja sempre com naturalidade, seja você mesmo;

- Capacite-se com frequência. Participe de cursos, palestras, treinamentos e seminários;

- Saiba ser tolerante com quem ainda não compreendeu seu temperamento ou seu estilo de vida. Faça amigos, seja proativo e participativo;

- Converse, fale algo sobre o que achou interessante e sorria. Revele seu carisma e simpatia com todos os que dividem seu espaço. Mas sempre com moderação;