A importância do feedback
dentro das empresas


Apontar os pontos que precisam ser melhorados por um profissional da equipe não é uma tarefa fácil. Da mesma forma, receber uma avaliação, que pode não ser o que se espera, também exige maturidade e receptividade por parte do colaborador.

Ter um feedback, ou seja, um retorno sobre o andamento do trabalho desenvolvido é essencial. Como o próprio nome já diz, feedback é uma palavra inglesa que significa realimentar ou dar resposta a um determinado pedido ou acontecimento.

Para existir um feedback é importante ter uma relação de confiança recíproca para que as barreiras sejam diminuídas, criar um espaço para conversações frente a frente, deixar claro os objetivos e as expectativas, tornar o trabalho visível e fornecer avaliações continuas.

Quando o feedback é aplicado honestamente, as pessoas ficam dispostas a mudar o comportamento. No entanto, quando mal aplicado existe um impacto negativo no desempenho, na motivação e na produtividade do profissional.

Já a ausência de feedback ocasiona a falta de percepção do profissional em relação ao seu trabalho, falta de direção, conflitos e insucesso nas organizações.

O sucesso deste método só acontece quando ele é importante tanto para o profissional quanto para o gestor, pois assim é possível melhorar as relações e descobrir o quão útil e eficaz podem se tornar as comunicações dentro das empresas.

CONFIRA ALGUMAS DICAS DE COMO DAR E RECEBER UM FEEDBACK

Feedback do Gestor:

- Ter o controle emocional para os questionamentos que possam surgir;

- Relembre os resultados esperados;

- Elogie, assinalando os acertos;

- Discuta as mudanças para atingir os novos resultados e melhorias;

- Motive o profissional para melhorar o seu desempenho.

Dicas para o Colaborador:

- Ouça com atenção;

- Mostre-se receptivo, não fique na defensiva;

- Não saia com dúvidas, procure interagir pedindo detalhes para entender o feedback;

- Agradeça sempre.

Saber ouvir e ter respeito pelo outro é indispensável para o momento de dar ou receber o feedback.

E como citou Tom Landry, treinador do time Dallas Cowboys “um orientador é alguém que diz o que você não quer ouvir e faz você ver o que não quer ver, para que você possa ser quem você sempre soube que poderia ser”.

Aproveite a oportunidade!